Energia Solar

No mundo atual, a Energia Elétrica é um bem de consumo fundamental, uma necessidade básica que está em todos os níveis da vida social moderna: indústria, comércio, transportes, residências, comunicação, lazer, de forma que é impossível pensar em desenvolvimento ou vida social sem o uso da Energia Elétrica.

img 5

O Sol é a principal fonte de energia do nosso planeta, a luz e o calor irradiados por ele são responsáveis por nosso ciclo climático, pela formação dos ventos e correntes marítimas, pelos movimentos atmosféricos, pelo fenômeno da fotossíntese, etc., de forma que a energia do Solar é direta ou indiretamente responsável por todas as formas de vida e energia que conhecemos em nosso planeta.

Porém, o desenvolvimento social traz consigo o aumento do consumo de energia, sendo necessário um aumento proporcional da quantidade de energia disponível para atender essa crescente demanda, por outro lado, é também crescente a consciência das pessoas em todo o mundo no sentido de exigir que o aumento da disponibilidade de energia não provoque o aumento do impacto e agressão ao meio ambiente; dessa forma, a ideia atual de Desenvolvimento está cada vez mais ligada às ideias de Sustentabilidade e Ecoeficiência energética, o que significa que as formas de produção de energia agora deverão ser limpas e não poluidoras.

No Brasil, a base de geração da energia elétrica é formada por usinas hidrelétricas, que é considerada uma fonte de baixo impacto ambiental quando comparada a fontes termoelétricas que queimam combustíveis com carvão, gás e óleo, amplamente empregadas na Europa e América do Norte, que não possuem tantos recursos hídricos como o Brasil.

Porém nossa principal fonte de energia está ameaçada e próxima de seus limites, fatores como o crescimento urbano, os períodos de estiagem e o aumento de consumo de água tendem a tornar essa a energia cada vez mais escassa e cara, portanto, investir em fontes renováveis de energia é fundamental para manutenção da saúde de nossos rios e para alavancar o desenvolvimento da sociedade brasileira.

O desenvolvimento científico na área de Energia tem alcançado grande evolução de forma a viabilizar novos meios de transformação de certos tipos de energia em Energia Elétrica, meios que há poucos anos eram impensáveis em escala comercial hoje já se tornam viáveis como por exemplo: usinas geotérmicas, eólicas, de biomassa, de lixo, maremotriz e também, a que vem ganhando cada vez mais destaque: a Energia Fotovoltaica.

Os módulos fotovoltaicos são compostos por materiais especiais que quando expostos à luz do Sol, tem a capacidade de captar e transformar essa luz em Energia Elétrica disponibilizando-a para nossa, cada vez mais, extensa lista de aparelhos, dispositivos e máquinas elétricas.

Além se ser uma fonte sustentável, a Energia Solar é abundante, disponível e gratuita. Produzir energia elétrica através da Energia Solar não gera poluição, fumaça, ruído nem resíduos. Os equipamentos utilizados em um Sistema Fotovoltaico além da tecnologia de ponta são robustos, possuem alta durabilidade com vida útil superior a 25 anos.

Mundialmente o uso da Energia Fotovoltaica cresce exponencialmente, fazendo com que a tecnologia se torne cada vez mais acessível permitindo assim que qualquer pessoa possa produzir sua própria Energia Elétrica.

Estamos diante de uma revolução tecnológica onde o uso e a relação das pessoas com o uso da energia elétrica passa da relação Passiva, de simples consumidor que adquire sua energia de empresas que tem o domínio sobre a fonte de energia, para a relação Ativa onde é possível produzir sua própria energia através de uma fonte que não está sob nenhum monopólio de exploração: a luz do Sol.

Um exemplo dessa revolução tecnológica é o carro elétrico, mas como viabilizá-lo? Pelas fontes tradicionais? Não. Pelas fontes renováveis, limpas e muito mais baratas? Sim. Os grandes fabricantes mundiais de automóveis já estabeleceram datas para encerrarem definitivamente a fabricação de veículos movidos por derivados de petróleo, a pressão mundial para a proteção do meio ambiente e a diminuição da poluição fica cada vez mais forte. Em curto espaço de tempo mudaremos nossa visão de mundo e o modo de nos relacionarmos com a Energia; governos, empresas e os grandes monopólios terão que alterar paradigmas e se adaptar à nova realidade social da liberdade energética, da mesma forma que hoje compartilhamos dados por todo o mundo porque não pensar em compartilhamos energia? Tudo isso é evolução: evolução científica, evolução tecnológica, evolução social, evolução humana.

Portanto, investir em fontes renováveis como a Energia Solar é investir na sustentabilidade do planeta, é realizar uma ação concreta de proteção ao meio ambiente e que está ao alcance de todos, em todo lugar que o sol brilhe.

Combater o desperdício de água e de energia é dever de todos nós. Nós da CRUFER Engenharia Solar não oferecemos simplesmente produtos e serviços nós compartilhamos ideias, por isso convocamos você para o nosso time, informe-se, reflita, calcule, conheça! Faça parte de um mundo-movido-a-Sol!!!

× Whatsapp