Blog

Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar Fotovoltaica: O que é e como funciona.

A energia solar fotovoltaica tem ganhado destaque como uma das formas mais limpas, sustentáveis e mais econômicas de geração de energia elétrica.

Se você quer saber como os raios solares podem ser convertidos em eletricidade para casas e negócios, este artigo é para você!

Vamos entender o que é a energia solar fotovoltaica e como funciona em detalhes.  

O que é Energia Solar Fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia que transforma a luz solar diretamente em eletricidade por meio de células solares especiais, chamadas de células fotovoltaicas. Essas células são feitas de materiais semicondutores, como o silício, que têm a capacidade única de gerar corrente elétrica quando expostos à luz solar.

Como Funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Absorção de Luz Solar: As células fotovoltaicas são instaladas em painéis solares, geralmente posicionados em telhados, terrenos ou superfícies expostas ao sol. Quando os fótons de luz solar atingem as células, eles transferem energia aos elétrons presentes no material semicondutor.

Geração de Corrente Elétrica: A energia dos fótons provoca uma excitação nos elétrons do semicondutor, permitindo que eles se movam e criem uma diferença de potencial elétrico entre as camadas da célula. Isso gera uma corrente elétrica contínua, que é a eletricidade produzida pelo sistema fotovoltaico.

Inversor e Conversão: A corrente contínua gerada pelas células fotovoltaicas não é a mesma corrente que usamos em nossas casas e empresas. Portanto, um dispositivo chamado inversor é utilizado para converter a corrente contínua em corrente alternada, que é a forma de eletricidade que é compatível com nossas redes elétricas e aparelhos.

Utilização e Armazenamento: A eletricidade gerada pelo sistema solar pode ser usada diretamente para alimentar equipamentos ou ser injetada na rede elétrica, gerando créditos energéticos. Além disso, sistemas de armazenamento, como baterias, podem ser usados para armazenar o excesso de energia produzida durante o dia para ser usado à noite ou em dias nublados.

Vantagens da Energia Solar Fotovoltaica:

Sustentabilidade Ambiental: A energia solar é uma fonte limpa e renovável, que não emite poluentes ou gases de efeito estufa durante a geração.

Economia de Custos: A instalação de sistemas solares pode resultar em economias significativas nas contas de energia a médio e longo prazo. O valor da conta de luz pode ter uma redução de até 90%.

Independência Energética: A produção própria de energia solar permite reduzir a dependência da rede elétrica convencional.

Valorização do Imóvel: Propriedades com sistemas solares valorizam-se e são mais atrativas no mercado imobiliário.

Incentivos e Subsídios: Muitas regiões oferecem incentivos financeiros para a instalação de sistemas solares.

Em resumo, a energia solar fotovoltaica é uma tecnologia incrível que nos permite aproveitar a abundante luz solar para gerar eletricidade limpa e econômica. Compreender seu funcionamento é fundamental para tomar decisões seguras sobre a adoção dessa solução sustentável em nossas vidas.

Se você está considerando a instalação de um sistema solar fotovoltaico em sua casa ou negócio, saiba que essa é uma escolha que pode trazer benefícios tanto para o seu bolso quanto para o meio ambiente. Invista hoje e no futuro com a energia solar!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá! 👋
Podemos ajudá-lo?